História

Soren Peter Lauritz Sorensen, bioquímico dinamarquês, nasceu em Havrebjerg a 9 de Janeiro de 1868 e faleceu em Copenhaga a 12 de Fevereiro de 1939.
Realizou trabalhos sobre enzimas e proteínas e, em 1909, introduziu o conceito de pH para exprimir a concentração de iões de hidrogénio.
Sorensen começou a estudar Medicina na Universidade de Copenhaga, mudando-se posteriormente para Química. Formou-se em 1881, tendo, a partir daí, e até 1899, ano em que se doutorou, trabalhado no estudo da síntese inorgânica na Universidade Técnica da Dinamarca em Copenhaga.
Começou a colaborar com o Laboratório Carlsberg em Copenhaga, associado à cerveja Carlsberg. Após a morte do Professor J. Kjeldahl (1849-1900), Sorensen é convidado para director do Laboratório. Aí realiza diversas experiências em bioquímicas relacionadas com aminoácidos, proteínas e enzimas, conduzindo-o à descoberta da medição do pH. A escala de pH rapidamente foi aceite pela comunidade bioquímica.
Em 1914, a química alemã Leonor Michaelis (1875-1949) publicou um livro relacionado com o assunto. O uso da escala de pH tornou-se praticamente indispensável e em 1935 foi desenvolvido e comercializado por Arnold Beckman o primeiro medidor portátil de pH.
 Em 1938 Sorensen retirou-se do Laboratório Carlsberg, tendo falecido em 1939.

Soren Sorensen


Mãe - Kirstine Katrine Sorensen                                                         Pai - Hans Sørensen

 Cronologia da Química

3000 a.C.Os egípcios produziram bronze — uma liga de cobre e estanho.
450 a.C.O filósofo grego Empedocles estabeleceu que todas as substâncias são feitas de uma combinação de quatro elementos — terra, ar, fogo e água — uma ideia que foi desenvolvida por Platão e Aristóteles, mantendo-se durante mais de 2 000 anos.
400 a.C.O filósofo grego Demócrates defendeu a teoria de que a matéria consistia fundamentalmente de partículas pequenas e indivisíveis, átomos.
1 d.C.Já se conhecia o ouro, a prata, o cobre, o chumbo, o ferro, o estanho e o mercúrio.
200Já se conheciam as técnicas para fazer soluções, filtrações e destilações.
sécs. VII-XVIIA química era denominada por alquimia, uma tentativa de transformar metais não preciosos, como o chumbo e cobre, em ouro. Embora não passasse de um sonho, esta tentativa levou à descoberta de muitos produtos químicos e novas técnicas, tais como a sublimação e a destilação.
séc. XIIO álcool foi destilado na Europa pela primeira vez.
1242A pólvora foi introduzida na Europa vinda do Extremo Oriente.
1620Francis Bacon explicou o método científico do raciocínio, no seu livro Novum Organum.
1650A Universidade de Leyden nos Países Baixos montou o primeiro laboratório de química.
1661Robert Boyle definiu um elemento como qualquer substância que não pode ser dividida em substâncias ainda mais pequenas. Afirmou ainda que a matéria é composta por «corpúsculos» (átomos) de várias espécies e tamanhos, capazes de formarem grupos, sendo que cada um deles constitui uma substância química.
1662Boyle descreveu a relação inversa entre o volume e a pressão de uma determinada massa de gás (Lei de Boyle).
1697Georg Stahl propôs a teoria errada de que as substâncias ardem porque são ricas numa certa substância chamada flogisto.
1755Joseph Black descobriu o dióxido de carbono.
1774Joseph Priestley descobriu o oxigénio, que chamou de «ar deflogisticado». Antoine Lavoisier demonstrou a sua lei da conservação de massa.
1777Lavoisier mostrou que o ar é constituído de uma mistura de gases e revelou que um destes — o oxigénio — é a substância necessária para ocorrer uma combustão (arder) e uma oxidação.
1781Henry Cavendish demonstrou que a água é um composto.
1792Alessandra Volta demonstrou as séries electroquímicas.
1807Humphry Davy passou uma corrente eléctrica através de compostos fundidos (o processo da electrólise) com o fim de isolar elementos, tais como o potássio, que nunca foram separados por meios químicos. Jöns Berzelius alvitrou que químicos produzidos pelos seres vivos deveriam ser denominados «orgânicos».
1808John Dalton publicou a sua teoria atómica, na qual afirmava que cada elemento consiste em partículas iguais indivisíveis — chamadas átomos — que diferem dos átomos de outros elementos nas suas massas; também elaborou uma lista de massas atómicas comparativas. Joseph Gay-Lussac proclamou que os volumes dos gases que combinam quimicamente entre si estão em razões simples.
1811Publicação da hipótese de Amedeo Avogadro sobre a relação entre o volume e o número de moléculas de um gás e a sua tempetratura e pressão.
1813-14Berzelius delineou os símbolos químicos e as fórmulas ainda hoje usados para representar elementos e compostos.
1828Franz Wöhler converteu o cianato de amónio em ureia — a primeira síntese de um composto orgânico a partir de uma substância inorgânica.
1832-33Michael Faraday expôs as leis da electrólise e adoptou o termo «ião» para as partículas que pensava serem responsáveis pelo transporte da corrente eléctrica.
1846Thomas Graham explicou a sua lei de difusão.
1853Robert Bunsen inventou o bico de Bunsen.
1858Stanislao Cannizzaro mostrou a diferença entre pesos atómicos e moleculares (massas).
1861O químico alemão Friedrich Kekulé definiu a química orgânica como sendo a química dos compostos de carbono.
1864John Newlands inventou a primeira tabela periódica dos elementos.
1869Dmitri Mendeleyev expôs a sua tabela periódica dos elementos (baseada na massa atómica), deixando espaços para os elementos que ainda não tinham sido descobertos.
1874Jacobus van't Hoff demonstrou que as quatro ligações do carbono estão distribuídas em forma de tetraedro e que os compostos de carbono podem, portanto, ser tridimensionais e assimétricos.
1884O químico sueco Svante Arrhenius demonstrou que os electrólitos (soluções ou compostos liquefeitos que conduzem electricidade) se dissociam em iões, átomos ou grupos de átomos que transportam a carga eléctrica positiva ou negativa.
1894William Ramsey e Lord Rayleigh descobriram o primeiro gás inerte, o argon.
1897J. J. Thomson descobriu o electrão.
1901Mikhail Tsvet inventou o papel cromatográfico como um meio de separação de pigmentos.
1909Sören Sörensen inventou a escala de pH.
1912Max von Laue mostrou que os cristais eram compostos por conjuntos regulares e repetidos de átomos, ao estudar a forma como difractam os raios X.
1913-14Henry Moseley igualou o número atómico de um elemento com a carga positiva no seu núcleo e elaborou a tabela periódica, baseada no número atómico, que ainda hoje é usada.
1916Gilbert Newton Lewis explicou a ligação covalente entre átomos, como sendo uma distribuição de electrões.
1927Nevil Sidgwick publicou a sua teoria sobre valências, baseada nos números de electrões nas órbitas circulares dos iões.
1930Arne Tiselius inventou a electroforese, que separa partículas em suspensão num campo eléctrico.
1932Harold Urey descobriu o deutério (hidrogénio pesado), um isótopo do hidrogénio.
1940Edwin McMillan e Philip Abelson mostraram que elementos novos com um número atómico mais alto do que o do urânio podem ser obtidos bombardeando urânio com neutrões e sintetizaram o primeiro elemento transurânico, o neptúnio.
1942Glenn T. Seaborg e Edwin McMillan sintetizaram o plutónio pela primeria vez.
1950Derek Barton deduziu que algumas das propriedades dos compostos orgânicos são afectadas pela orientação dos seus grupos funcionais (o estudo dos quais se tornou conhecido como a análise conformacional).
1954Foram sintetizados o einsteínio e o férmio.
1955Ilya Prigogine descreveu as propriedades termodinâmicas dos processos irreversíveis (as transformações de energia que se dão, por exemplo, em muitas reacções dentro de células vivas).
1962Neil Bartlett preparou o primeiro composto de um gás inerte, o hexafluoroplatinato de xénon; anteriormente, pensava-se que os gases inertes não podiam participar numa reacção química.
1965Robert B. Woodward sintetizou os compostos orgânicos complexos.
1981Os químicos Roald Hoffmann dos EUA e Kenichi Fukui do Japão aplicaram a mecânica quântica para prever o curso das reacções químicas.
1982Foram sintetizados o elemento 109 e o unilénio.
1985Harold Kroto e David Walton da Universidade de Sussex, em Inglaterra, descobriram os fulerenos, uma nova família de sólidos constituídos por coberturas fechadas de átomos de carbono.
1987Os químicos Donald Cram e Charles Pederson dos EUA e Jean-Marie Lehn da França criaram moléculas artificais que imitam as reacções químicas vitais dos processos de vida.
1990Jean-Marie Lehn, Ulrich Koert e Margaret Harding relataram a síntese de um novo tipo de compostos chamados núcleohelicados que mantinham a estrutura em dupla hélice do DNA, mas com o interior virado para fora.
1993Químicos norte-americanos da Universidade da California e do Scripps Institute sintetizaram a rapamicina, um dos grupos de complexos, antibióticos naturais e imunosupressores que estão a ser testados como agentes anticancerosos.
1994Descobertos os elementos 110 e 111, em Darmstadt, Alemanha.
1996escoberto o elemento 112, em Darmstadt, Alemanha