O que é o pH?

O pH ou potencial de hidrogénio iónico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio. O conceito foi introduzido por S. P. L. Sørensen em 1909. O "p" deriva do alemão potenz, que significa poder de concentração, e o "H" é para o ião de hidrogénio.

Numa primeira aproximação, o pH de uma solução pode ser definido como o logaritmo decimal negativo da concentração de iões H+ (-log10 H+ ) em que a concentração vem expressa em moles por decímetro cúbico.
Isto significa que uma solução neutra a 25 ºC apresenta uma concentração em iões hidrogénio de 10-7 mol/dm3, pelo que o pH é 7. Um pH inferior a 7 indica uma solução ácida e um pH superior a 7 indica uma solução alcalina ou básica.
Mais precisamente, o pH depende não da concentração em iões hidrogénio, mas sim da sua actividade, que não pode ser medida experimentalmente.
Para fins práticos, a escala de pH é definida usando um eléctrodo de hidrogénio na solução como metade de uma pilha, com um eléctrodo de referência (geralmente um eléctrodo de calomelanos) como a outra meia pilha. O pH é então dado pela seguinte expressão: (E-ER)F/2,303RT, onde E a força electromotriz da pilha e ER o potencial eléctrodo padrão do eléctrodo de referência e F a constante de Faraday.
O pH pode ser medido de forma aproximada com o auxílio de indicadores, que experimentam viragens de cores a determinados valores de pH.


http://www.purchon.com/chemistry/flash/ph.swf - Escala Flash pH (Inglês)